segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROPOSTA DE TRABALHO

TEMA
FORTALECENDO A CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS NO RN


JUSTIFICATIVA

Nós que fazemos a SEEC/NECAD e MCC/GP propusemos essa proposta de trabalho, visando facilitar a elaboração de Projetos nas Escolas da rede pública de ensino, quanto a inclusão da temática indígena nos currículos escolares, nos anos finais do Ensino Fundamental, em cumprimento à Lei 11.645/08, que torna obrigatória essa prática em sala de aula.

OBJETIVOS
 
Ø  Conhecer e valorizar a história e a cultura do estado norte-rio-grandense e de seus    municípios.
Ø  Pesquisar os aldeamentos e missões da antiga Capitania do Rio Grande.
Ø  Conhecer a história das comunidades indígenas no RN, no passado e na atualidade, valorizando a história oral.
Ø   Mapear os sítios arqueológicos do estado relacionados com a história indígena.
Ø  Incentivar produções culturais e artísticas.
Ø  Descobrir novos talentos na escola.
Ø  Elaborar um artigo sobre a história e a cultura de uma das comunidades indígenas do estado


DISCIPLINAS CONTEMPLADAS

Ø  Língua Portuguesa; História; Arte e Cultura do RN


CONTEÚDOS PROPOSTOS

6º Ano:
Ø  Antiguidade do Rio Grande do Norte.
Ø  Inscrições rupestres e seus significados; a linguagem das figuras e sua significação simbólica para a comunidade local.
Ø  Costumes,influências  da cultura indígena,valores e tradições indígenas.

7º Ano:
Ø  A história do RN no período colonial dentro de uma abordagem crítica - o índio como ator histórico;
Ø  Aldeamentos e missões na antiga Capitania do Rio Grande - contextualização;
Ø  Sítios arqueológicos e sua significação simbólica para a comunidade local.
Ø  Desenhos, pinturas, maquetes alusivos a essa época.

8º Ano:
Ø  Comunidades indígenas no RN - sua contemporaneidade, memória e história oral.

9º Ano:
Ø  Comunidade indígena do RN (escolher um grupo familiar);
Ø  Registro fotográfico (com a devida autorização).


RECURSOS METODOLÓGICOS

Ø  Aulas expositivas, práticas e de campo;
Ø  Entrevistas;
Ø  Pesquisas;
Ø  Estudo de textos;
Ø  Confecções de maquetes, mapas;
Ø  Desenhos e pinturas;
Ø  Elaboração de relatórios, artigos;
Ø  Documentação fotográfica; etc.


RECURSOS MATERIAIS
 
Ø  Papel ofício, fotocópias;
Ø  Livros de pesquisa (bibliografia);
Ø  Coleções de lápis de cor (em madeira e cera);
Ø  Lápis esferiográfico, grafite;
Ø  Cartolina; EVA;
Ø  Pincéis; tintas; colas; tesouras;
Ø  Câmara fotográfica; Gravador
Ø  Deslocamentos para realização de estudos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES

6º Ano:
Ø  Desenho de Mapas Antigos da Capitania do Rio Grande;
Ø  Pesquisas sobre a contribuição da cultura indígena na formação do povo brasileiro;
Ø   Visitação a uma comunidade indígena para conhecer seus costumes

7º Ano:
Ø  Realização de pesquisas sobre os sítios arqueológicos;
Ø   Visitação a um sítio arqueológico;
Ø   Registro fotográfico e escrito;
Ø   Montagem de um painel fotográfico, mapas..

8º Ano:
Ø   Pesquisa sobre as comunidades indígenas no RN
Ø   Visitação a museus - artefatos da cultura material indígena;
Ø   Elaboração de um relatório sobre a documentação observada;
Ø  Painel fotográfico sobre a visita, com legenda.

9º Ano:
Ø  Visitação a uma comunidade indígena;
Ø  Elaboração de entrevistas
Ø  Origem da comunidade – caracterização, localização, histórico.
Ø  Território – situação da terra;
Ø  Meio Ambiente – lixo, poluição, etc.
Ø  Saúde - atendimento médico,odontológico, posto de saúde,etc.
Ø   Cultura – artesanato (pessoas envolvidas, material utilizado), rituais, danças – período de apresentação, musicalidade – instrumentos utilizados, crendices, mitos.
Ø  Cultura de subsistência – plantio,colheita, produção.
Ø  Projetos desenvolvidos na comunidade.
Ø  Registro fotográfico da visitação.
Ø  Elaboração de um artigo/relatório.


RESULTADOS ESPERADOS

Ø  Realização de um momento cultural, no qual serão apresentados todos os trabalhos realizados durante a execução do projeto - na escola.
Ø   Cada escola escolherá o melhor trabalho e encaminhará para a SEEC e MCC/GP providenciarem  a elaboração do Livro – Comunidades Indígenas no RN: memória, história oral e resistência  (desenvolvido pelos alunos).


ANTIGO RITUAL DOS MENDONÇA DO AMARELÃO - JOÃO CÂMARA-RN
(APANHAR O SOL)

Colaboração e Agradecimento: Jussara Galhardo - MCC

4 comentários:

  1. Estimada Gorete: chorei quando vi o seu blog, pois observei como você é cuidadosa nas informações. Que Ñanderu/Deus/Tupã abra os caminhos para nós indígenas. Nós sofremos com o preconceito de várias formas.Sou indígena originaria do guerreito povo potiguara. Parabens pelo seu trabalho. Graça Graúna

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  2. Olá Gorete, é um prazer encontrar este comentário e trabalho de grande importância, esta manhã estava procurando por informações sobre o nosso povo indígena, sou descendente e não vejo muito interesse dos representantes do governo lutar por nosso povo indígena e hoje acabei de ler algo muito importante. Gostaria de receber mais informações se assim for possível. Meu email é. Moraesvaldo@gmail.com.

    Agradeço de coração a sua atenção.

    Moraes.

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  3. Me chamo Lucas sou do Rio grande do Norte, vim conhecer meus ansceistras em um povoado chamado malhada nova, Bahia. Choro, pois vim na esperança de encontrar minhas raízes indígenas, a cultura os costumes, a espiritualidade, porém aqui só se ver igreja, com seus deuses de olhos claros e pele branca, e bares,para cegar e castrar a nossa gente. Haux Haux.

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  4. Gostaria de saber, quando eu voltar como faço pra somar com o projeto de vcs?

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