quinta-feira, 15 de maio de 2014


JUSTIFICATIVA
     O objetivo desse trabalho é promover uma reflexão e estimular a valorização e divulgação da realidade etnocultural, da história, da cultura e da contemporaneidade indígenas no RN e no Brasil (de acordo com a Lei 11.645/08) entre professores, pesquisadores, educadores e gestores das secretarias municipais do Rio Grande do Norte. 
     Serão realizados sete seminários, sendo seis municipais e um estadual no sentido de unir esforços para a informação, debate e reflexões sobre essa nova abordagem didático-pedagógica nas escolas do RN, com ênfase nos municípios onde há grupos indígenas em processo de autorreconhecimento: Goianinha, Canguaretama, Baía Formosa, Assu, João Câmara e Macaíba.  
   A perspectiva é oferecer subsídios para a conscientização e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o combate ao preconceito e aos estereótipos, criados pela ideologia de dominação, sendo autorizados e difundidos pela historiografia oficial.
      Como desdobramentos dessa iniciativa espera-se que as secretarias estaduais e municipais, além da UFRN e IFRN, entre outras instituições voltadas para a cultura, se preocupem em disponibilizar e favorecer o acesso a subsídios oriundos do MEC e que ainda estimulem a produção de material didático local, com enfoque voltado para a realidade contemporânea dos indígenas no Estado.
      Da mesma forma, é importante que se promovam a capacitação e a formação de professores e gestores com vistas a um novo olhar sobre essa temática na escola.

                                                           A Comissão 

REALIZAÇÃO
Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul - ARPIN/SUL
Prêmios Cultura Indígena - 4ª Edição Raoni Metuktire
Associação Comunitária Amarelão - ACA

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Gorete Nunes-Mestranda – PPGAS/UFRN
Jussara G. A. Guerra- Antropóloga -GP-MCC/UFRN
Tayse Campos - APOINME/ACA
Valda Arcanjo – Coord. de mulheres da APOINME

PARCEIROS
UFRN - Museu Câmara Cascudo; Grupo Paraupaba - GP
SEEC-RN/ DIRED’S
Secretarias Mun. de Educação de:
Goianinha; Canguaretama; Baía Formosa
João Câmara; Assu; Macaíba
IFRN – Campus Canguaretama e João Câmara
UERN – Campus/Assu
Associação de Apoio às Comunidades do Campo - AACC
TECHNE

CRONOGRAMA
MUNICÍPIO
DATA
Canguaretama (Municipal)
27/05/2014
Goianinha (Municipal)
28/05/2014
Baía Formosa (Municipal)
03/06/2014
Assu (Municipal)
17/092014
Macaíba (Municipal)
10/09/2014
João Câmara (Municipal)
05/09/2014
Natal (Estadual)
19/11/2014

Um comentário:

  1. Boa noite professora, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pelo exelente trabalho e agradecer pela divulgação de sua pesquisa, li seu blog e veji nesse trabalaho alem de muito empenho, tambem muita paixão em compartilhar todo esse aprendizado. Gostaria tambem de saber se posso utilizar sua pesquisa em um trabalho da disciplina Historia e cultura afro brasileira e indigena da graduaçao do curso de pedagogia, se possivel poderia me pasaar seu e-mail? Desde ja agradeço

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